2022 - o Ano perfeito para ter Energia Solar
23/09/2022 - Lei 14.300, que levou o nome de Marco Legal da Micro e Minigeração de Energia
Entenda como funciona a nova legislação do setor de energia fotovoltaica e como isso pode impactar no seu bolso.
A recomendação para quem quer instalar o sistema de energia solar é realizar todo o procedimento antes do dia 7 de janeiro de 2023. É que a partir desta data a economia na conta de luz para quem adota energia fotovoltaica ficará menor com o início de uma nova cobrança.
Antes da nova legislação, quem adotava energia solar em casa, por exemplo, ficava isento dos custos de distribuição por tempo indeterminado, o que contribui para a grande economia obtida na conta de luz, de até 95%.
Com a nova legislação, que vale a partir do dia 7 de janeiro de 2023, o que muda é que as novas ligações passam a ser taxadas pelas despesas da distribuidora de energia com a infraestrutura e investimentos na rede elétrica. A cobrança e porcentagem da nova taxa têm prazos diferentes a depender do modelo de geração própria e da data em que houve a protocolização do projeto fotovoltaico junto à concessionária.
Como ampliar minha economia?
Para manter sua isenção na cobrança você precisa comprar e instalar o seu equipamento de energia solar antes do dia 7 de janeiro de 2023. Se cumprir o procedimento até essa data, passará a pagar os tributos que foram aprovados na legislação somente em 2045.
Tendo em vista que um sistema de painéis fotovoltaicos tem uma vida útil de 25 a 30 anos, isso significa que ainda é possível manter a isenção da taxa de distribuição que foi aprovada na legislação por quase toda a duração do equipamento. Entre em contato conosco e saiba como montar o seu sistema solar. Temos as melhores opções e soluções com produtos de qualidade.
Fonte: Exame