Preços de Imóveis Sobem em Junho: Entenda o Motivo por Trás da Alta
20/06/2024 - Mercado Imobiliário
"Descubra por que os preços dos imóveis em São Paulo subiram em junho, de acordo com o Índice IPR EXAME-Loft."
Depois de três meses de queda, o preço dos imóveis anunciados para venda em São Paulo voltou a subir acima do valor real. O Índice Preço Real EXAME-Loft (IPR), que avalia a diferença entre o preço pedido pelos proprietários e os valores efetivamente vendidos, mostrou um aumento significativo em junho.
Na média, o preço transacionado na cidade subiu 0,9% em comparação com o mês anterior. Já o preço dos anúncios teve uma alta de 2,3%, indicando que os proprietários estão buscando uma margem maior, o que não foi completamente refletido nas transações fechadas. “Isso demonstra que os proprietários estão vendo possibilidade de uma margem maior – o que não foi acompanhado totalmente no momento que os negócios são fechados”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.
O IPR médio na cidade foi de 18,81%, com um aumento de 0,59 ponto percentual em relação ao mês anterior. Essa foi a primeira alta do IPR em quatro meses, após uma queda de 0,4 p.p. em maio. “Com o aumento dos preços dos anúncios mais intenso do que os dos transacionados, aumentou a diferença entre os dois valores, após três reduções seguidas. É um movimento negativo para o mercado, pois quanto maior a diferença, maior tende a ser o tempo para as duas partes entrarem em equilíbrio.”
Qual o metro quadrado mais caro de São Paulo para venda?
O levantamento também aponta o preço do metro quadrado dos 50 bairros de São Paulo. O Jardim Europa, na Zona Oeste, continua na liderança com um metro quadrado para venda de R$ 19,9 mil, apesar de uma redução de 10% devido ao aumento no tamanho dos apartamentos vendidos. Imóveis maiores tendem a ter um preço de m² menor, já que o custo é dividido por uma área maior.
Por outro lado, Brooklin e Jardim Paulistano, o quinto e sexto bairros mais valorizados, tiveram um aumento de 13% no preço do m² transacionado. “O Brooklin parece ter passado por uma valorização real, pois o perfil dos imóveis não sofreu grande alteração. Já no Jardim Paulistano os imóveis vendidos foram 9% menores do que há três meses, o que tende a aumentar o preço do m².”
Top 10 Bairros Mais Caros para Venda
Metodologia do Índice Preço Real EXAME-Loft (IPR)
O Índice Real de Aluguel EXAME-Loft compara os preços cobrados pelos proprietários nas principais plataformas digitais com uma estimativa de valor real do aluguel. Utilizando inteligência artificial e uma análise de 51 bairros da capital paulista, a startup avalia os valores reais recomendados por uma calculadora de preços treinada com 4,2 milhões de anúncios de transações de venda e aluguel.
Em bairros onde o índice é maior, há uma maior margem de negociação. Já onde o índice é próximo de zero, os locatários têm menos poder de negociação. Vale lembrar que os dados mostram a média nos bairros, podendo haver imóveis específicos que não sigam a tendência da região.
Quer investir em imóveis ou encontrar o lar dos seus sonhos? Entre em contato com a nossa imobiliária e descubra as melhores opções do mercado!
Fonte: por Synthia Angelim