Notícias

Saiba como diversificar seus investimentos com mais segurança através de imóveis.

11/04/2023 - Quer diversificar? Confira cinco dicas para investir em imóveis

noticias



“Meu deus, a incorporadora faliu no meio da obra! A obra está atrasada. A obra foi embargada. O imóvel está mais barato do que quando comprei!” Durante meus 15 anos de mercado imobiliário, escutei esses e muitos outros desabafos de amigos, familiares e investidores que se aventuraram sem o devido know how ou apoio profissional.

Por isso, nesse artigo, vamos lhe oferecer de forma simples e direta, cinco dicas para investir em imóveis.

O que eu preciso saber antes de investir em imóveis?

 
 

Dica 1. Procure profissionais qualificados
Assim como um advogado não deve realizar uma cirurgia, ou um médico escrever um acordo de acionistas, pessoas que não sejam da área imobiliária não devem 
investir em imóveis sem amparo profissional.

 
 

Muitas vezes chegam até mim indivíduos com investimentos imobiliários em situações bastante complicadas por erros simples e possíveis de serem evitados. Sem dúvida, não é aqui que você deve economizar. Você poderá negociar valores, acabamentos, prazos e outros itens, porém nunca deixe de ter ao seu lado apoio de alguém realmente qualificado no assunto.

 
 

Se sua intenção for investir em imóveis prontos, seu risco sem dúvida é menor. Porém, sua possibilidade de retorno, no geral, também deve ser mais baixa. De qualquer maneira, procure sempre um corretor de sua confiança para lhe auxiliar na escolha do bem a ser adquirido.

 
 

Destaco a importância de ser um profissional de sua confiança. Ele poderá lhe apontar as melhores opções de imóveis atualmente disponíveis no mercado de acordo com seu objetivo. Caso não tenha ou não encontre alguém que lhe inspire confiança, pesquise a reputação das imobiliárias atuantes em seu mercado e siga com aquela que lhe traga conforto. Além disso, nunca deixe de fazer sua própria pesquisa. Comparativos extras são sempre bem-vindos.

 
 

Se seu foco for investir em imóveis na planta, ou investimento direto junto a uma incorporadora (Crowdfunding, equity direto na SPE/SCP), sua atenção deve ser redobrada.

 
 

Sem dúvida, nesse caso, além do corretor de confiança citado anteriormente, não deixe de ter ao seu lado também um bom advogado. Na dica 02 você entenderá por que o advogado tem um papel importante nessa jornada.

 
 

Nesse tipo de investimento, também é importante você validar se o empreendimento foco está sendo gerido de fato por profissionais.

 
 

Dica 2. Faça sua lição de casa! Avalie incorporadora, seguros e licenças
Tenho certeza de que você se dedicou muito para ganhar o capital que agora quer investir. Por isso, tome seu tempo e dedique atenção a esta decisão. Ao escolher o “alvo”, seja um imóvel pronto, seja um empreendimento em desenvolvimento, nunca esqueça de checar o básico:

 
  • Licenciamento: solicite e avalie o alvará, registro da incorporação e licenças básicas (ambientais, bombeiros, energia, água). Um bom advogado pode lhe auxiliar nesses itens. Com eles, você poderá avaliar se o empreendimento está devidamente licenciado e com sua parte documental em dia.
  • Seguro: verifique junto ao incorporador se o empreendimento possui seguro de conclusão de obra. Esse seguro lhe garantirá a conclusão da obra em caso de falência da construtora/incorporadora, em caso de abandono de obra, atrasos relevantes e outros imprevistos graves. Sem dúvida é um dos itens mais importantes na decisão de investimento em imóveis na planta, e que 99% dos investidores/compradores não conhecem ou não averiguam.
  • Incorporadora/construtora: você busca referência do médico antes de consultá-lo? E do mecânico antes de levar seu carro para oficina?  Então por que não buscar referência da empresa que desenvolverá o imóvel que você vai investir?Atualmente, a internet facilita muito essa tarefa. Em um primeiro momento, realize pesquisas básicas na internet, converse com clientes ou outros investidores, converse com proprietários de imobiliárias e corretores.Com isso poderá checar se existe algum passado ligado a empresa que possa trazer risco ou desconforto a sua decisão.Em um segundo passo, solicite à empresa desenvolvedora que lhe forneça suas certidões. Seu objetivo aqui é checar como ela está perante município, estado, governo federal e terceiros. Mais uma vez, um bom advogado aqui pode ser muito importante e facilitar sua avaliação dos documentos recebidos.
 

Dica 3: verifique o valor por metro quadrado, medidas e extras do empreendimento
Essa dica parece um pouco óbvia? De fato, ela é. Mas, você ficaria chocado em saber quantas pessoas investem em imóvel olhando apenas o valor absoluto do bem, sem saber de fato suas medidas gerais e o que mais ele pode oferecer. Assim como em um carro, os opcionais aqui podem ser decisivos em seu investimento, de forma positiva ou negativa.

 
 

Valor por metro quadrado
Primeiramente, faça a conta básica do valor do 
imóvel versus sua área privativa. Esse dado lhe servirá como uma boa base comparativa entre as opções que está avaliando. Nunca avalie somente o valor absoluto do bem. Muitas vezes a diferença de metragem em apartamentos de mesma tipologia podem ser muito grandes.

 
 

Por exemplo, um apartamento econômico de dois quartos pode, facilmente, variar de 34 a 60 metros quadrados. Com isso, muito provavelmente a unidade de 34 metros quadrados terá um valor absoluto mais atraente, e um valor por metro quadrado mais elevado. Essa comparação é sempre importante para lhe auxiliar a gerar comparativos mais adequados e úteis para sua decisão.

 
 

Tamanho dos cômodos
Em uma segunda etapa, verifique e compare o tamanho dos cômodos. Qual tamanho de cada quarto? A sala tem dimensões aceitáveis? A sacada pode ser fechada e integrada a sala? Esses detalhes podem fazer uma grande diferença no momento de uma revenda ou locação. Através da análise dos cômodos, você poderá entender se de fato o 
imóvel atende tudo a que se propõe de forma viável e confortável.

 
 

Memorial descritivo
Em seguida, análise com atenção os itens extras do empreendimento. Pergunte, anote e compare, entre as suas opções, qual o acabamento entregue nas unidades e nas áreas comuns. Entenda se o número de elevador




Fonte: https://exame.com/mercado-imobiliario/cinco-dicas-para-investir-em-imoveis/

Outras Notícias

Imposto de Renda 2024: Como Declarar Seus Imóveis

Aprenda a declarar seus imóveis residenciais, comerciais e até mesmo no exterior de forma rápida e descomplicada! O prazo para...

Nazaré: Encante-se com a História, Cultura e Modernidade em Belém

Nazaré, um dos bairros mais tradicionais e vibrantes de Belém do Pará, convida você a mergulhar em sua rica história...

2023 Recorde e 2024 Promissor: Descubra o Momento Ideal para Investir em Imóveis

"2023 foi um ano histórico para o mercado imobiliário brasileiro, com recordes de vendas e lançamentos. As perspectivas para...

Concreto 3D: A Solução Sustentável e Eficiente que Transformará o Mercado Imobiliário

"Descubra como a tecnologia de concreto 3D está revolucionando a construção civil no Brasil, impulsionando a sustentabilidad...

Umarizal: Seu Refúgio Urbano com Sofisticação e Tranquilidade

Umarizal é um dos bairros mais nobres e cobiçados de Belém, conhecido por sua sofisticação, segurança e pais...

Imóveis em Belém: Mercado Imobiliário 2024: O que muda?

O mercado imobiliário está em constante transformação, e 2024 promete ser um ano de mudanças significativas. Para a...

Cidades em ascensão: análise aponta valorização de imóveis em até 40% acima da inflação em 5 anos

"O estudo de 18 Cidades com Dados do FipeZap, revelando um Incremento Mínimo de 16% no Metro Quadrado desde 2018." Ao observa...

Preço do imóvel subiu em média 4,82%, veja os bairros que mais valorizaram na sua cidade

Valor médio do metro quadrado em novembro ficou em R$ 8.697, aponta Índice FipeZAP. Salvador foi a única capital com reduç...

O QUE MUDA?

O novo marco legal da energia solar trouxe algumas mudanças que impactam quem já tem ou deseja adquirir um sistema fotovoltaico para cas...

2022 - o Ano perfeito para ter Energia Solar

Entenda como funciona a nova legislação do setor de energia fotovoltaica e como isso pode impactar no seu bolso. A recomend...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Quem Somos

  • Imóveis Pará, sua imobiliária em Belém de confiança, estamos comprometido em tornar seu investimento imobiliário o mais seguro possível. Com uma sólida experiência no mercado paraense, nos dedicamos a oferecer segurança e expertise em empreendimentos imobiliários.

    E-mail: [email protected]

    WhatsApp: +55 (91) 3118-0500
                       +55 (91) 98123-0006

Contato

  •   Endereço: Rua Municipalidade, Ed Mirai Offices. Bairro Umarizal

  •   (91) 3118-0500

  •   8h às 19h

  •   Fale Conosco

www.imoveispara.com © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias